Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20250
Título: O Rio Araçagi - Mirim em seu perímetro urbano no município de Arara - PB: uma questão de sensibilidade ambiental
Autor(es): Santos, Amilson Bezerra dos
Palavras-chave: Meio ambiente
Revitalização
Conservação
Degradação ambiental
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Esta pesquisa trás uma análise do Rio Araçagi - Mirim em seu perímetro urbano que permeia a cidade de Arara - PB, visando identificar e compreender os principais impactos e agentes causadores da degradação ambiental observada na área em questão. O estudo se desenvolveu a partir de uma análise empírica dos fatos, buscando refletir a cerca da relação entre o ser humano enquanto sociedade e o meio natural. Quanto aos procedimentos metodológicos foi utilizado a abordagem qualitativa e o método de pesquisa trabalhamos o estudo exploratório em campo, com observação in loco. As técnicas de pesquisa utilizadas foram, à visita em campo, aplicação de questionários junto à população, entrevistas com os secretários de saúde e meio ambiente, visita a órgãos públicos e pesquisa bibliográfica. A partir daí foi possível constatar que a degradação ambiental do rio Araçagi - Mirim atingiu níveis preocupantes, onde a mata ciliar deu lugar a moradias e plantações; é possíveis encontrar os mais diversos resíduos sólidos, como garrafas pets, sacos plásticos, lixo orgânico entre outros; a água se encontra contaminada por esgotos, que são atirados no rio sem nenhum tratamento, pondo em risco o ecossistema da área e a população que reside em suas margens, e pela proximidade das residências, existe ainda o risco de inundações. Sendo urgentemente necessário algum projeto de revitalização e conservação deste rio.
Descrição: SANTOS, A. B. dos. O Rio Araçagi - Mirim em seu perímetro urbano no município de Arara - PB. 2019. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20250
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AMILSON BEZERRA DOS SANTOS.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.