Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20254
Título: Da vida na escola à vida na UAMA: memória e práticas educativas com pessoas idosas na universidade aberta à maturidade
Autor(es): Gonçalves, José Ednaldo Pereira
Palavras-chave: Educação especial
Educação da pessoa idosa
Idoso
Envelhecimento
Educação inclusiva
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: A educação da pessoa idosa no contexto do debate sobre o envelhecimento alcança na contemporaneidade projeção no sentido de percebemos hoje uma ampla difusão de trabalho, estudos e pesquisas que vessem sobre a educação vivenciada por este grupo social e a trajetória de vida do idoso, bem como sua escolaridade, suas memorias, suas histórias de vidas, sua história no campo educacional. O envelhecimento e um dos principais desafios a ser enfrentado pela sociedade brasileiro, pois, necessita de políticas públicas de valorização ao idoso. Por esse motivo a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), trabalha a importância da prática educativa inclusiva da pessoa idosa. A proposta do trabalho é discutir sobre a educação para o envelhecimento saudável a partir da UAMA e de políticas educacionais voltadas para a pessoa idosa no contexto da realidade social brasileira. Trabalhamos com os autores Bosi (1994) o conceito de idoso, o sociólogo Pollak (1989) o conceito de memória, Le goff (1990) História e memória e Assução (2011) a nova história cultural. A metodologia foi baseada numa pesquisa bibliográfica e documental, na qual as fontes utilizadas foram de um livro que narra a história da UAMA, bem como documentos, marcos legais ao exemplo do estatuto da pessoa idosa. Essa pesquisa contribuiu a partir de estudos sobre memória e envelhecimento, a importância de trazer ao debate na história da educação, a necessidade de investimentos em políticas públicas e um amplo debate sobre a inclusão da pessoa idosa na sociedade com direitos, desejos, autonomia, empoderamento e independência respeitado dando lhe uma qualidade de vida.
Descrição: GOÇALVES, J. E. P. Da vida na escola à vida na UAMA: memória e práticas educativas com pessoas idosas na universidade aberta à maturidade. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20254
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ EDNALDO PEREIRA GONÇALVES.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.