Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20265
Título: O heavy metal como identidade de um grupo: resistência, experiências e headbangers em campo
Autor(es): Gomes, Jeymison Mendes
Palavras-chave: Análise literária
Heavy metal
Gênero musical
História social
História cultural
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o heavy metal como identidade do grupo denominado headbangers espalhados pelo mundo com ênfase no Brasil. Utilizando como base os conceitos de história social e cultural nas perspectivas de autores que conceituam essas vertentes históricas e realizando uma análise dos documentários dirigidos e estrelado pelo antropólogo canadense Samuel Dunn (2005-2008), um dos pioneiros na pesquisa sobre a identidade dos headbangers espalhados pelo mundo. Nessa pesquisa pode ser observadas direta ou indiretamente, referências a obras de historiadores, antropólogos, sociólogos, psicólogos e pesquisadores que em suas obras e trabalhos abordaram os campos da História Social e História Cultural, assim como também foram analisados vídeos com relatos empíricos de entusiastas do gênero musical além de abordagens antropológicas minhas em relação a presença em shows de heavy metal com o intuito de observar as ações propostas, buscando retratar a importância, resistência, contribuição histórica e social desse movimento que surgiu como uma maneira de expressar o desejo de liberdade e buscas por direitos de algumas pessoas através da música que surgiu nos EUA e Inglaterra e se expandiu pelo mundo. A resistência política, a luta por igualdade social, a subversão a sistemas opressores, a busca de uma identidade, a representação do gênero musical que faz parte da vida das pessoas e passou a ser um elemento propagador de valores culturais e repletos de significados, assim como o poder do gênero musical que no seu próprio nome traz sua força o HEAVY METAL.
Descrição: GOMES, J. M. O heavy metal como identidade de um grupo? resistência, experiências e headbangers em campo. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20265
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JEYMISON MENDES GOMES.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.