Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20266
Título: Análise da sustentabilidade do regime próprio de previdência social do município de Cajazeiras - PB
Autor(es): Montenegro Neto, Abdon
Palavras-chave: Previdência Social
IPAM
Sustentabilidade
Assistência Social
RPPS
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: A partir da década de 90, ampliou-se no Brasil o debate sobre a sustentabilidade do sistema de Previdência Social no país, o que ocasionou algumas reformas nas regras de concessão do benefício em favor da manutenção do equilíbrio financeiro dos sistemas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a sustentabilidade do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município de Cajazeiras-PB (IPAM), do tipo qualitativa e documental e os dados foram obtidos por meio da Avaliação Atuarial 2018, dos Portais da Transparência do Instituto e do Tribunal de Contas do Estado, e da aplicação de um roteiro de entrevista estruturado ao gestor do IPAM, com questões fechadas, buscando-se obter um diagnóstico da situação financeira e atuarial experimentada pelo Instituto. Os resultados demonstraram que a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social da cidade de Cajazeiras-PB encontra-se ameaçada, tendo em vista que os atuais contribuintes diminuem ao passo que a população de segurados aumenta cada vez mais, tornando-a deficitária. Portanto, a situação tende a se agravar e a curto prazo poderá entrar em colapso, caso sejam mantidos os atuais parâmetros legais e formas de gestão adotado pelos últimos administradores municipais.
Descrição: MONTENEGRO NETO, A. Análise da sustentabilidade do regime próprio de previdência social do município de Cajazeiras - PB. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20266
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abdon Montenegro Neto.pdf4.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.