Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20267
Título: Relação dos aspectos administrativos e pedagógicos que compõem a gestão do diretor escolar
Autor(es): Silva, Anderson Alves da
Palavras-chave: Administração
Gestão Escolar
Práticas Escolares
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: O papel exercido por um (a) diretor(a) ou gestor(a) escolar, em conjunto com todos os setores que estão relacionados às práticas escolares, consiste num sistema de organização interno da escola, de forma que este conjunto compõe uma gestão escolar. É importante abordar sobre a temática da direção escolar, por entender a sua relevância para o bom andamento e crescimento da escola. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o papel desenvolvido pela diretora escolar na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Doutor Jarques Lúcio da Silva ressaltando os aspectos administrativos e pedagógicos que compõem a gestão. Para atingir o objetivo proposto pretende se, discutir sobre o perfil do diretor escolar de instituição pública; entender a relação existente entre os aspectos administrativos e pedagógicos presentes na atuação do diretor escolar; compreender o desenvolvimento da diretora percepcionado por esta em relação administração da escola. Trata se, portanto, de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos uma entrevista estruturada, aplicada ao diretor da escola, por meio de um questionário composto por 10 (dez) questões abertas. Como aporte teórico, nos embasamos nos posicionamentos de Bordignon; Gracindo (2001), Paro (1999), Dourado (2008), entre outros. Como resultados, foi possível perceber a atenção e os cuidados por parte da diretora da escola, no processo de planejamento, organização, direção e controle das atividades que compõem a relação entre os aspectos administrativos e pedagógicos da gestão escolar.
Descrição: SILVA, A. A. Relação dos aspectos administrativos e pedagógicos que compõem a gestão do diretor escolar. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20267
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Alves da Silva.pdf570.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.