Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Ivanice Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:31:51Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.422 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2026 | - |
dc.description | Maciel, I. V. A ação orientadora educacional: Teoria e Prática na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpidío de Almeida. 2011. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência em Orientação Educacional vivenciada em uma instituição pública de Ensino Médio de Campina Grande-PB. Inicialmente houve umembasamento teórico através das discussões em sala de aula na universidade, logo após adentramos no campo de estágio, em um primeiro momento observamos o cotidiano escolar,em seguida realizamos a intervenção pedagógica. O trabalho divide-se em: um breve histórico do surgimento da Orientação Educacional, teorias que fundamentam a ação da Orientação Educacional, relato da experiência em Orientação Educacional. Buscamos também através deste estudo analisar o verdadeiro papel do Orientador Educacional na instituição educacional, verificar a aplicação dos fundamentos teóricos da ação orientadora observada na instituição durante a pesquisa.Utilizamos como referência alguns autores: Grispun, Nérici, Muribeca, Bock, Beck e algumas legislações que regem sobre a Educação brasileira. O Orientador Educacional é tido atualmente como mediador das relações existentes na instituição educacional relacionando as questões sociais e educacionais visando à formação integral do indivíduo para sua inserção de forma consciente e critica no seio da sociedade. No entanto, encontra grandes desafios diante das novas gerações e conflitos presentes dentro do ambiente educacional e do meio social, tendo em vista que a formação do indivíduo é um processo que deve ser pautado em princípios éticos, políticos e sociais, e deve levar em consideração que ele faz parte de um meio social que influencia no seu desenvolvimento, assim o trabalho do Orientador Educacional é bem mais amplo e deve ultrapassar os muros que cercam a instituição educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antonia de Araújo Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Orientação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A ação orientadora educacional: teoria e prática na escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpidío de Almeida | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanice Vieira Maciel.pdf | Ivanice Vieira Maciel | 935.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.