Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20272
Título: O Cooperativismo como estratégia de apoio ao desenvolvimento do setor de energia fotovoltaica no Sertão da Paraíba
Autor(es): Soares, Érica Jamyla Costa de Sousa
Palavras-chave: ANEEL
Cooperativa
Energia Solar
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O presente artigo situa-se na área de administração e busca ampliar o conhecimento sobre o tema de cooperativa de produção de energia fotovoltaica, propondo uma produção de energia elétrica gerada a partir de uma fonte mais limpa e barata, e além disso, mais agradável ao meio ambiente. Assim sendo, buscou-se entender melhor a contextualização histórica da matriz energética brasileira, bem como fazer uma explanação acerca da energia fotovoltaica, expondo seus pontos positivos e negativos. Para tanto, foi necessário um embasamento na resolução normativa RN 482/2012, publicada em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. Posteriormente, foi desempenhado um estudo na cooperativa de energia fotovoltaica, idealizada na cidade de Sousa, no estado da Paraíba. Na oportunidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário passado a 3 gestores responsáveis pela cooperativa, no intuito de analisar suas perspectivas com relação à implementação da cooperativa na cidade. Após a aplicação da entrevista, verificou-se que é grande o desejo de criar ideias sustentáveis para transformar e facilitar a vida dos gestores envolvidos de tal forma que eles venham a se sentir parte do processo e, assim, trazer melhorias para a produção e consumo, com alguns empecilhos pela falta de costume por parte dos gestores envolvidos, quando se trata de trabalhar em grupo, pois o individualismo ainda é um fator negativo na vida social, já que a coletividade ainda é algo novo para a rotina dos gestores recém introduzidos.
Descrição: SOARES, E. J. C. S. O Cooperativismo como estratégia de apoio ao desenvolvimento do setor de energia fotovoltaica no Sertão da Paraíba. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20272
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Jamyla Costa de Sousa Soares.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.