Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20278
Título: O uso do Marketing de Relacionamento por micro e pequenas empresas na fidelização de seus clientes
Autor(es): Santana, José Wellington Nunes
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento
Micro Empresa
Pequena Empresa
Fidelização de Cliente
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: O marketing de relacionamento (MR) vem ocupando cada vez mais um papel importante dentro das micro e pequenas empresas (MPE’s) pois, não é difícil encontrar gestores desse tipo de empreendimento que vejam a área de marketing como algo distante de sua realidade. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o uso do marketing de relacionamento por micro e pequenas empresas na fidelização de seus clientes. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo descritivo e qualitativo a partir de uma análise do tipo interpretativa realizada com os responsáveis/ gestor de empresas do setor varejista da cidade de Santa Terezinha - PE, e uma amostragem constituída por 12 empresas. Observou-se que mais da metade dos respondentes possuem baixo ou inadequado nível de conhecimento com relação ao marketing e as oportunidades e benefícios que este pode possibilitar a empresa. E, que embora realizem o relacionamento com os clientes por meio da utilização de ligações telefônicas (83,3%) e pela interação nas redes sociais (66,7%), a maior barreira para implementação do MR são as informações insuficientes dos seus gestores. Por fim, se faz necessário que as MPE’s busquem desenvolver estratégias mais abrangentes de fidelização ao buscar por profissionais da área que possam contribuir com os conhecimentos técnicos necessários.
Descrição: SANTANA, J. W. N. O uso do Marketing de Relacionamento por micro e pequenas empresas na fidelização de seus clientes. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20278
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Wellington Nunes Santana.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.