Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20280
Título: Desenvolvimento de Liderança: uma breve revisão bibliográfica de publicações em administração dos últimos cinco anos
Autor(es): Nicacio, Iggo Rafhael Almeida
Palavras-chave: Liderança
Desenvolvimento de líderes
Treinamento
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de formação de líderes nas organizações. A liderança não é composta só de líderes, mas também de seguidores. A liderança é um processo recíproco que ocorre nas relações entre as pessoas, e não ocorre de uma pessoa para a outra. O sucesso da liderança depende muito mais da percepção dos seguidores em relação às capacidades do líder do que da própria percepção do líder. A liderança está nos olhos daqueles que são liderados. O presente estudo utiliza a pesquisa bibliográfica como ferramenta metodológica. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, a fim de abarcar estudos relevantes relacionados ao tema. Foram levantados e compilados dados de artigos científicos indexados nas seguintes bases de dados: Lilacs, Sciello, Bireme e Google Acadêmico, foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para seleção e compreensão dos estudos, visando à organização e sistematização do estudo. Sendo incluídos artigos científicos publicados nos últimos 5 anos (2014 – 2019) e que abordem o tema tratado neste trabalho e estejam preferencialmente publicados em revistas da área de administração, com isso chegou-se ao total de 8 artigos. Fez-se uma análise e discussão dos artigos encontrados nas plataformas de busca acadêmica. Destaca-se que este trabalho contribui para o aprofundamento teórico do tema, bem como para o desenvolvimento da visão técnica e analítica do mesmo. Mesmo tendo sido alcançado os objetivos propostos, sabe-se que não se esgotaram as respostas para um tema tão abrangente e importante quanto a prática da liderança e o desenvolvimento de líderes nas organizações. Para um estudo futuro, sugere-se uma pesquisa mais abrangente e com outras metodologias, que envolva e englobe empresas, a fim de poder analisar e desenvolver um processo de formação de líderes, que possa ser executado com eficácia nas mais diversas organizações.
Descrição: NICACIO, I. R. A. Desenvolvimento de Liderança uma breve revisão bibliográfica de publicações em administração dos últimos cinco anos. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20280
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iggo Rafhael Almeida Nicacio.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.