Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20299
Título: Uma contribuição a partir da geografia urbana do lazer: paisagens, mudanças e novos usos da Vila Oplímpica Plínio Lemos (Campina Grande - PB)
Autor(es): Aguiar, Valmir Bruno de Souza
Palavras-chave: Geografia urbana
Espaço urbano
Espaço público
Lazer urbano
Data do documento: 21-Mai-2019
Resumo: O presente trabalho obtém ênfase, a partir da Geografia Urbana do Lazer, observando uma análise da gestão e das atividades presentes no espaço público urbano de lazer na Vila Olímpica Plínio Lemos, no Bairro José Pinheiro, Campina Grande – PB. Abordaremos a Geografia dos estudos de lazer e a dinâmica de apropriação do espaço público na cidade contemporânea, utilizando, assim, as categorias geográficas de espaço, lugar e paisagem. O tema e interesse despertados surgiram enquanto possibilidade de darmos continuidade e aprofundamento à nossa participação na Iniciação Científica, vinda em consequência de dois Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/ UEPB), ambos realizados no Bairro José Pinheiro. Logo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por Objetivo Geral estudar a dinâmica da Geografia com enfoque no espaço público urbano visando compreender as transformações socioespaciais advindas pela implantação desse equipamento público. Os Objetivos Específicos buscam entender a apropriação que realiza a população, com relação ao lazer na Vila Olímpica Plínio Lemos; discutir a política pública de lazer no Município de Campina Grande-PB, tomando por enfoque esse equipamento, e averiguar o papel do planejamento urbano na Vila Olímpica, desde o processo de discussão inicial até o atual estado de conservação. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e pesquisa de campo. Recorremos ainda ao Diário de Campo, ao uso de imagens fotográficas e à técnica de entrevistas (semiabertas) com frequentadores desse espaço e ao gestor da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). É possível considerar, através do estudo realizado, que a Vila Olímpica Plínio Lemos passa por ausência de ações mais eficazes e de um planejamento que considere as necessidades da população por ações que sejam qualitativas e promovam atividades de lazer efetivo no espaço público urbano, para os frequentadores do Bairro José Pinheiro e a comunidade adjacente que ainda não tem a garantia do lazer enquanto direito à cidade.
Descrição: AGUIAR, V. B. de S. Uma contribuição a partir da geografia urbana do lazer: paisagens, mudanças e novos usos da Vila Oplímpica Plínio Lemos (Campina Grande - PB). 2019. 109p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20299
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VALMIR BRUNO DE SOUZA AGUIAR.pdf4.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.