Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2030
Título: Bullying no recreio escolar: atitudes invisíveis, comportamentos silenciados
Autor(es): Sousa, Silvia Simone de
Palavras-chave: Bullying
Cotidiano escolar
Recreio
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O tema bullying apresenta-se como importante fenômeno a ser compreendido e contextualizado. A relevância desse trabalho se dá na desconstrução de práticas de violências geradoras do fenômeno bullying. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados no presente estudo foi a Pesquisa Qualitativa, com o objetivo de analisar as ações de quatro professoras do turno da tarde de uma Escola Municipal de ensino fundamental I, no que diz respeito à prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar. O processo de investigação na escola se deu através de observações durante o período de estágio e da participação direta e indireta das situações de ensino-aprendizagem. Foi possível constatar com esse estudo, que a violência está mais presente no recreio do que a própria brincadeira. Durante as observações realizadas, percebemos que os conflitos, em sala de aula, com os (as) alunos (as), são “resolvidos no recreio” certamente com atos de violência física ou verbal. Enquanto os (as) alunos (as) não resolvem o que ficou “pendente” não se aquietam, e, também não se intimidam diante de possíveis conseqüências desses atos, a exemplo da convocação dos pais à escola, advertência da coordenação, conselho tutelar, dentre outros. Diante do apresentado, surge a necessidade de planejar e repensar estes espaços, para que se promovam brincadeiras saudáveis e uma convivência amigável por parte dos (as) alunos (as), contribuindo para um desenvolvimento motor e psicomotor das crianças de forma integrada, com liberdade para criar, recriar e assim atuar positivamente nesse espaço. Esperamos contribuir para os estudos desenvolvidos acerca do bullying e, principalmente, para a desconstrução dessa prática no cotidiano escolar.
Descrição: Sousa, S. S. de. Bullying no recreio escolar: atitudes invisíveis, comportamentos silenciados. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2030
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Simone de Sousa.pdfSilvia Simone de Sousa361.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.