Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20300
Título: O barateamento da pavimentação através da matéria prima reciclada de resíduos da construção
Autor(es): Ferreira, David Erik Alipio
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Resíduos da construção
Sustentabilidade
Pavimentação
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: O investimento em mobilidade urbana tem ocupado posição estratégica para o desenvolvimento do espaço geográfico no processo de urbanização, expansão e eficiência das cidades. Em consonância com este crescimento, o setor da construção civil vem sendo fundamental no cenário econômico, na geração de emprego, renda e desenvolvimento, apresentando-se em contrapartida, como principal gerador de resíduos sólidos da sociedade e em um segmento crítico no tocante a retirada de recursos naturais e aos impactos ambientais, onde os descartes de resíduos têm ocasionando graves problemas. Dessa forma, a partir de ações efetivas de sustentabilidade, este estudo tem como objetivo, propor a utilização dos resíduos de obras visando o reuso desses materiais como matéria prima para serviços de pavimentação de ruas, execução de calçadas e de ciclovias do município, contribuindo para melhorias no setor de mobilidade urbana da cidade. O procedimento adotado se fez por análises de casos, pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados, para quantificação e caracterização desse estudo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a geração de resíduos de construção na cidade de Campina Grande-PB, representa um volume alto e com excelente potencial de aplicabilidade. Se implantados ferramentas e procedimentos corretos, os entulhos de obras disponíveis podem ser reutilizados e tornar as atividades de pavimentação de ruas, calçadas e ciclovias no município, autossuficientes, quanto aos insumos de areias, diminuindo consideravelmente os gastos para estas finalidades.
Descrição: FERREIRA, D. E. A. O barateamento da pavimentação através da matéria prima reciclada de resíduos da construção. 2019. 19p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20300
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAVID ERIK ALIPIO FERREIRA.pdf625.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.