Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Eduardo Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T16:18:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T16:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20302 | - |
dc.description | SILVA, E. S. da. O currículo, as metodologias e os recursos para o ensino de geografia na segunda metade da década de 1980. 2019. 68p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia, desde sua origem, serve ao poder, seja ele estatal, empresarial ou militar. Com o currículo brasileiro não é diferente, são servos, personagens secundários de um conjunto hierárquico que fornece as condições para a perpetuação de um ensino e um modelo educacional que sempre formou mão de obra de baixa qualidade, cidadãos sem criticidade e uma sociedade desacreditada. Durante o regime militar e após ele, o ensino de Geografia, através de suas metodologias e recursos, assim como o currículo escolar continuaram empregados do poder. Refletindo sobre essas constatações, o presente trabalho objetiva abordar o currículo, as metodologias de ensino e os recursos didáticos colacionados aos conteúdos geográficos ensinados e as características dos professores de Geografia da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, local de estudo do trabalho, no período pós-ditadura militar (1986 a 1990). Para o desenvolvimento da pesquisa, de cunho qualitativo, foi utilizada metodologia da análise documental de diários de classe e também o emprego de questionários. Foi possível constatar da análise empreendida que o currículo foi algo pouco compreendido, seguido e questionado na escola da pesquisa, possivelmente em virtude de tratar-se de um momento de confusão e afirmação curricular e social que o país enfrentava. Os diários de classe mostraram que os conteúdos não mantinham relação, não estavam conectados, abordavam temáticas mecânicas, pouco produtivas e que não mantinham diálogo com o lugar enquanto espaço de vivência dos alunos. Os questionários mostraram que os professores agentes da pesquisa não eram graduados e nunca passaram por um curso superior de Geografia, destacaram metodologias e recursos pouco variados e que o ensino de Geografia, dessa forma materializado, não tinha o condão de prover a capacidade de compreensão da realidade nem tampouco promover a cidadania. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Curriculum geografia | pt_BR |
dc.title | O currículo, as metodologias e os recursos para o ensino de geografia na segunda metade da década de 1980 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDUARDO SOARES DA SILVA.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.