Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20303
Título: "Um grão de mostarda": práticas de resistências de católicas feministas, em Campina Grande-PB
Autor(es): Bezerra, Nayhara Gabriela Lopes
Palavras-chave: História cultural
Narrativa teológica
Prática de resistência
Teologia feminista
Data do documento: 2-Ago-2019
Resumo: Este artigo, elaborado em uma perspectiva da História Cultural, tem o objetivo de mostrar como as narrativas teológicas, determinada pela hierarquia eclesial da Igreja Católica, produziram um saber para o feminino, fazendo um contraponto com o saber da Teologia Feminista. Esta se configura como um saber que provoca rupturas nas práticas e nas maneiras de pensar o mundo, uma vez que acolhe as mulheres na pluralidade, no direito de viver e de reinterpretar o cristianismo de outras maneiras. Assim, temos como principal objetivo discutir esses novos saberes e práticas de resistência de mulheres Católicas Feministas que atuam com a Teologia Feminista, na cidade de Campina Grande-PB, a partir de um saber teológico que produz outra interpretação da fé cristã, a qual questiona saberes ditos oficiais. Quanto a isto Certeau (2008) chama de práticas de resistências e práticas ordinárias para burlar e produzir uma nova realidade política, cultural e social, para que as mulheres se tornem sujeitos da sua própria experiência de fé. O estudo resulta de uma pesquisa de campo por meio de entrevistas e pesquisa bibliográfica, cuja reflexão e análise se dão à luz do referencial teórico dos conceitos de relações de gênero com Joan Scott (1989); de poder saber de Michel Foucault (2015) e de práticas fundamentadas na compreensão de Michel de Certeau (2008).
Descrição: BEZERRA, N. G. L. "Um grão de mostarda": práticas de resistência de católicas feministas, em Campina Grande-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20303
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NAYHARA GABRIELLA LOPES BEZERRA.pdf419.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.