Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20304
Título: Nas tramas e enredos de Helena: representações femininas em machado de Assis
Autor(es): Melo, Bruna Lima de
Palavras-chave: Análise literária
Mulher
História cultural
Literatura brasileira
Condição social
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Na obra de Machado de Assis, a mulher tem destaque tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista para entender o século XIX, considerando que na produção do autor a partir da realidade do Rio de Janeiro, a sociedade carioca expressa como era a vida e as experiências sociais das mulheres. Machado de Assis constitui diversos perfis femininos, protagonizando as mulheres, dando lugar e espaço de fala para elas. Nesta monografia, objetivamos trabalhar com a obra “Helena”, de Machado de Assis, de modo que possibilite a observação de como era o ambiente social e político no século XIX, assim como a percepção a respeito do lugar das mulheres no cenário da época. O trabalho está situado no campo da história cultural, partindo do diálogo entre história e literatura, nesse campo teórico, foi abordado o lugar do feminino e a condição social da mulher no século XIX. Para este estudo, contamos com as contribuições dos seguintes autores e suas perspectivas teóricas: Priore (2013), na concepção do lugar feminino no século XIX; Chartier (1999), com a representatividade no diálogo de história e literatura; Soith (1997), tratando-se da concepção da história cultural e na produção sobre o feminino e Chalhoub (2003), na abordagem do contexto social de Machado de Assis e a crítica social de suas obras. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte a obra “Helena”, conforme supracitado. A pesquisa permitiu estudar sobre a história das mulheres em Machado de Assis e seus protagonismos sociais. Compreender a mulher no século XIX e na literatura machadiana é desbravar fontes diferentes a fim de decifrar como a trajetória dos costumes e hábitos foram mudando a partir do despertar de movimentos que fizeram a mulher adquirir voz, passando a ser sujeito ativo na sociedade
Descrição: MELO, B. L. de. Nas tramas e enredos de Helena: representações femininas em machado de Assis. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20304
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BRUNA LIMA DE MELO.pdf516.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.