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dc.contributor.authorPequeno, Mikaela Alves-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:49:59Z-
dc.date.available2019-08-28T16:49:59Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20308-
dc.descriptionPEQUENO, M. A. O livro didático do ensino fundamental da escola do campo: um olhar para as minorias. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAo olharmos a história do Brasil, percebemos o quanto nosso país segregou e excluiu as classes compostas por povos que foram sendo considerados minoritários, apesar de ocupar um espaço que contribuiu significativamente para a constituição das riquezas e formação do povo brasileiro. Diante disso, a escola é um dos principais meios de formação que deve assegurar a valorização de todos os povos. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso abordará as diversas ações e medidas implementadas na legislação e documentos nacionais, oriundos de grandes lutas, a fim de amenizar e corrigir as injustiças sociais, atitudes de discriminação e preconceito com os povos indígenas e negros. Partindo deste pressuposto, a pesquisa buscou estudar, de modo que se ampliassem os olhares, a temática das questões do povo camponês, presente em uma coleção de livro didático “Girassol: saberes e fazeres do campo” dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotados por escolas da rede pública. A pesquisa buscou analisar quais e como os conteúdos referentes a esses povos são tratados na coleção, além de buscar identificar como no livro integrado esses conteúdos estão relacionados. Utilizando como aporte teórico para fundamentar a pesquisa, a leitura de leis e resolução e documentos oficiais da educação, e autores que tratam a esse respeito. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, referindo-se a uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa é continuidade e ampliação do relatório de pesquisa de iniciação científica, do projeto intitulado “Livro Didático e as Questões sobre o Povo Indígena e Negro”. Apesar dos grandes avanços no que diz respeito aos estabelecimentos de garantia, reconhecimento e respeito da diversidade das identidades da nação brasileira, muito ainda precisam ser mudados, pois os estudos ainda são mínimos, o que torna na realidade pouco contemplada, faz-se necessário, neste caso, intensificar os estudos e a formação inicial e continuada dos educadores, propagando os direitos assegurados em lei, para que tenham consciência da importância das temáticas aqui apresentadas e que possam trabalhar o conteúdo de modo que os educandos reflitam sobre a importância das histórias, identidade e culturas que fazem parte de nossa sociedade, respeitando e dando o devido valor a quem tanto influenciou na formação brasileira, e que continua fazendo parte, além do sentido na prática pedagógica, fazendo-os se sentir sujeitos importantes, através do sentimento de pertencimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª Dra. Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDiversidade ético-racialpt_BR
dc.titleO livro didático do ensino fundamental da escola do campo: um olhar para as minoriaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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