Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Matheus Silva-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:53:48Z-
dc.date.available2019-08-28T16:53:48Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20309-
dc.descriptionFERREIRA, M. S. O uso do signwriting como ferramenta de alfabetização nas séries iniciais para alunos surdos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que hoje o domínio de uma língua estrangeira é um divisor de águas entre aqueles que competem a uma vaga de emprego nesse mundo que se torna cada vez mais competitivo. Também, sabe-se que essa exigência do mercado de trabalho afeta, sobretudo, as pessoas com deficiência. Nosso estudo visa a promoção de uma reflexão que versa sobre o processo de alfabetização dos sujeitos surdos em fase escolar focando, nesse estudo, a necessidade que há na desconstrução da crença existente de que o surdo é plenamente alfabetizado na metodologia bilíngue. Levantamos como fator contrário a essa realidade encontrada nos ambientes educacionais especiais e inclusivos a falta do ensino-aprendizagem de um sistema de escrita de sinais e o quanto ele é favorável não apenas na plena alfabetização dos surdos, mas também em como a aquisição de um sistema de escrita de sinais, ou seja, de um ter a liberdade de gozar de um sistema de registro de escrita é benéfica à comunidade surda, no nosso caso, à comunidade surda brasileira, servindo esse sistema até mesmo como facilitador do processo de aprendizado e/ou de ensino de línguas estrangeiras, fatos que se constituíram como objetivos geral e específicos desse presente estudo. Para tornar nosso estudo possível, utilizamos a língua inglesa como exemplo de língua estrangeira ao mesmo tempo em que estudamos e demonstramos aqui como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira para os surdos tanto em escolas especiais quanto em escolas inclusivas. Nossa metodologia pautou-se, então, em uma abordagem de pesquisa bibliográfica, de um questionário semiestruturado e de entrevista. Além disso, usamos como referencial teórico alguns dos estudiosos das línguas de sinais que se centram em aspectos linguísticos e/ou educacionais, tais como: Quadros & Karnopp, Gesser e Honora. Também, fizemos largo uso do livro escrito pelo casal Barreto (2015), intitulado “Escrita de sinais sem mistérios”, sendo essa escolha uma das mais importantes na produção dessa pesquisa. Concluímos nosso estudo felizes por poder comprovar, através de nosso referencial teórico, que os nossos objetivos foram alcançados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização de surdospt_BR
dc.subjectEscrita de sinaispt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO uso do signwriting como ferramenta de alfabetização nas séries iniciais para alunos surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MATHEUS SILVA FERREIRA.pdf471.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.