Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20316
Título: Gênesis de Sebastião Salgado: relações entre a história e fotografia
Autor(es): Pulrolnik, Viviane Mesquita do Vale
Palavras-chave: Fotografia
Sebastião Salgado
Gênesis
Preservação
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Esta pesquisa fundamenta-se no trabalho fotográfico intitulado “Gênesis”, lançado no ano de 2013, pelo fotógrafo Sebastião Salgado e usado por ele como instrumento de conscientização acerca da relevância dos espaços geográficos naturais. Na obra em questão lança-se mão do registro de imagens naturais em todos os seus âmbitos, como flora, fauna e comunidades humanas isoladas da civilização. Um verdadeiro contraste se levarmos em consideração o percurso das sociedades industriais da modernidade. É predominante, como em trabalhos anteriores, as cores preto e branco em suas diversas tonalidades, um recurso do fotógrafo para evitar a distração que outras cores poderiam causar ao retratar o momento de uma imagem. Assim, Salgado consegue ressignificar a natureza ainda não explorada e degradada pelo homem. O Projeto “Gênesis” não foge desse padrão. Nossa análise tem como escopo sete fotografias reproduzidas no formato pôster presentes numa coletânea homônima de dezesseis imagens selecionadas no livro. Através de um levantamento bibliográfico, ancorado em contribuições de autores como Simionato (2017), Sontag, Barthes, Kossoy, dentre outros, buscou-se evidenciar a natureza semiótica da fotografia e seu poder de representatividade de uma dada realidade e como esta se conecta à história, obtendo-se como conclusão a gama de possibilidades de temas que podem estar de maneira subjetiva correlacionada à uma delineação.
Descrição: PULROLNIK, V. M. do V. Gênesis de Sebastião Salgado: relações entre a história e fotografia. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20316
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Mesquita do Vale Pulrolnik.pdfPDF - Viviane Mesquita do Vale Pulrolnik1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.