Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20317
Título: A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Nascimento, Maria Gorete Pereira do
Palavras-chave: Ludicidade
Professor
Sala de aula
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 24-Jan-2019
Resumo: A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino- aprendizagem, apresenta-se como tema principal deste artigo. Buscamos neste trabalho destacar a importância da ludicidade para a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, tanto para a formação intelectual, quanto para a social do aluno, enfim, para a formação cidadã do indivíduo. O estudo descrito expõe como é trabalhado o lúdico na sala de aula, qual a importância do educador(a) nesse processo, visando identificar a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social de uma criança, tornando o aprendizado atraente e interessante. Destacando que segundo Piaget (1978) os jogos são classificados por três etapas que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil, a fase sensório-motora, fase pré-operatória e fase das operações concretas. Assim Piaget apud Rizzi (1997) classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental: Jogo de exercício sensório-motor; Jogo simbólico; Jogo de regras. Falar de ludicidade na escola é abrir os olhos e compreender que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. O trabalho apresentado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, que buscou aprofundamento na temática em questão, por meio de leituras, análises e reflexões da produção de autores diversos que discutem o tema.
Descrição: NASCIMENTO, M. G. P. do. A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20317
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gorete Pereira do Nascimento.pdfPDF - Maria Gorete Pereira do Nascimento735.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.