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dc.contributor.authorAlbuquerque, Marcyane de Souza-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:32:19Z-
dc.date.available2013-09-20T12:32:19Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2031-
dc.descriptionAlbuquerque, M. de S. As crianças e o vídeo game: a percepção de mães sobre a influência do vídeo game no cotidiano dos seus filhos. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da percepção de mães sobre o uso do vídeo game no cotidiano dos seus filhos. Nele foram abordados alguns aspectos relacionados ao vídeo game, procurando mostrar como as mães lidam com este artefato cultural que atualmente atrai tanto a atenção das crianças, e acabam por influenciar seus modos de agir e seu comportamento. Tem como objetivo geral investigar como as mães lidam com a influência do vídeo game no cotidiano dos seus filhos e consequentemente na sua formação cultural. No que se refere a abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A população escolhida foi composta por mães de crianças com idade de 6 a 10 anos, estudantes da educação infantil e 1ª fase do ensino fundamental, de duas escolas particulares. A amostra foi feita com 10 mães, divididas em dois grupos: 3 são mães de crianças de 6 anos (Grupo A) e 7 são mães de crianças entre 8 a 10 anos (Grupo B). Para a obtenção dos dados optou-se pela aplicação de um questionário, composto por 13 itens. Os resultados revelaram que as mães de um modo geral se preocupam com as possíveis conseqüências que o vídeo game pode ocasionar no desenvolvimento escolar dos seus filhos, como também no seu comportamento, pois estes, sejam do grupo A ou do grupo B, tem como brinquedo preferido o vídeo game e como jogos, os de luta. Pode-se constatar que a maioria das mães não tem conhecimento se a escola vem ensinando seu filho a dividir o tempo entre estudos e o uso do vídeo game, o que vem a ser preocupante, pois a escola deveria se posicionar frente a este artefato cultural que já faz parte da vida da criança. Diante de tais constatações, é importante que a família e a escola estejam atentas e em constante interação para que a influência do vídeo game possa trazer benefícios na formação da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marta Lúcia de Souza Celinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVídeo gamept_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAs crianças e o vídeo game: a percepção de mães sobre a influência do vídeo game no cotidiano dos seus filhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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