Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20320
Título: Dos núcleos fabris ao poder local: um coronelismo industrial no interior da Paraíba (1917-1949)
Autor(es): Andrade, Jessica Monteira Viana de
Palavras-chave: Família Lundgren
Coronelismo
Rio Tinto
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da família Lundgren na política local entre os anos de 1917 até os fins da década de 1940, com a instalação de uma unidade fabril em Rio Tinto, pertencente ao município de Mamanguape no interior do Estado da Paraíba. Assim sendo, a pesquisa buscou compreender como os Lundgren pertenceram ao fenômeno do coronelismo, uma vez que apresentam a particularidade de estarem dedicados a uma atividade econômica industrial. A partir dos estudos de Victor Leal, do acesso a jornais e de outras fontes, seguimos com os estudos revisando a história da família desde a chegada do patriarca Herman Lundgren ao Brasil, a instalação da Companhia de Tecidos Paulista e a trajetória dos irmãos Lundgren em Pernambuco, para assim entendermos como se deu a construção política e coronelística na Paraíba dos industriais. Dessa maneira, também abordaremos como os mesmos desenvolveram-se diante as mudanças políticas que ocorreram no país, como a transição da República Velha para o período de Vargas.
Descrição: ANDRADE, J. M. V. de. Dos núcleos fabris ao poder local: um coronelismo industrial no interior da Paraíba (1917-1949). 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20320
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica Monteira Viana de Andrade.pdfPDF - Jessica Monteira Viana de Andrade1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.