Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20322
Título: Saúde mental dos professores: um estudo necessário com base nos professores da rede pública
Autor(es): Bezerril, Girlene Silva de Paiva
Palavras-chave: Professores
Saúde mental
Condições de trabalho
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Entre tantos temas sugestivos e variados no universo da pedagogia voltados aos alunos, é importante se perguntar, e o professor? Como se encontra diante dessa jornada de desenvolvimento da criança? Como está a sua saúde mental? O nível de estresse? Assim como a criança está passando por uma fase de desenvolvimento, o professor vive todos os dias o processo de aprender a aprender. Diante do exposto, objetivamos analisar o processo de adoecimento dos professores no exercício de sua função e seus respectivos impactos no que se refere a sua saúde mental. Para isso dialogamos com alguns autores como por exemplo Correa, Martins, Moran entre outros. Utilizamos como metodologia uma pesquisa cujo método de abordagem foi o indutivo e o tipo de pesquisa realizada no presente trabalho, foi à pesquisa qualitativa. Este estudo foi realizado na cidade de Mamanguape-PB, que segundo o censo do IBGE 2018 possui 44.657 habitantes. Para essa pesquisa, foi escolhida como amostra de 25 professores da rede pública da cidade de Mamanguape – PB sendo estes de modalidades diferentes desde a educação infantil ao ensino médio. Levando em consideração todos os dados aqui expostos, percebemos a necessidade de que temos de olhar o professor, em especial na realidade brasileira, com mais cuidado e preocupação, tendo em vista as questões aqui levantadas, pois muito mais do que professores irritados, ansiosos e pouco tolerantes, temos professores altamente tristes e angustiados, por que dedicaram e dedicam suas vidas a profissão e exercem com amor, porém pelas condições de trabalho são frustrados e decepcionados todos os dias quando entram nas salas de aula para serem desrespeitados pelos alunos ou quando buscam o apoio familiar e não encontram e ainda mais quando em muitos casos tem seus salários atrasados.
Descrição: BEZERRIL, G. S. de P. Saúde mental dos professores: um estudo necessário com base nos professores da rede pública. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20322
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlene Silva de Paiva Bezerril.pdfPDF - Girlene Silva de Paiva Bezerril463.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.