Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Arivania Barboza de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T23:24:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T23:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20328 | - |
dc.description | SOUZA, A. B. de. Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho desenvolvido pelo cuidador escolar está imerso a muitas dificuldades e desafios que precisam ser superados. Nesse sentido, a produção desse artigo surgiu de algumas experiências, da autora, vivenciadas em cinco escolas e uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. A atuação foi realizada em turmas desde a educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar quais as perspectivas e desafios do Cuidador Escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Como objetivos específicos pretendemos discutir quais as atribuições do cuidador escolar; identificar as dificuldades do cuidador escolar de crianças com deficiência, no processo de inclusão da rede regular: analisar a experiência do cuidador no processo de inclusão na escola regular, dos alunos com deficiência. O percurso metodológico está envolto a leituras que fundamentam essa pesquisa com base nas contribuições de estudiosos como: Mantoan (2003), Mazzotta (2005), e Jannuzzi (2006), e ainda pautada na legislação vigente que trata da Educação Especial e tratase, então, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Concluímos que o trabalho evidencia a necessidade de refletir e ajustar a inserção na pratica do cuidador, nas escolas regular de ensino, do município de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª. Me. Kátia Farias Antero | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Cuidador especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ARIVANIA BARBOZA DE SOUZA.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.