Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Arivania Barboza de-
dc.date.accessioned2019-08-28T23:24:29Z-
dc.date.available2019-08-28T23:24:29Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.otherCDD 371.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20328-
dc.descriptionSOUZA, A. B. de. Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido pelo cuidador escolar está imerso a muitas dificuldades e desafios que precisam ser superados. Nesse sentido, a produção desse artigo surgiu de algumas experiências, da autora, vivenciadas em cinco escolas e uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. A atuação foi realizada em turmas desde a educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar quais as perspectivas e desafios do Cuidador Escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Como objetivos específicos pretendemos discutir quais as atribuições do cuidador escolar; identificar as dificuldades do cuidador escolar de crianças com deficiência, no processo de inclusão da rede regular: analisar a experiência do cuidador no processo de inclusão na escola regular, dos alunos com deficiência. O percurso metodológico está envolto a leituras que fundamentam essa pesquisa com base nas contribuições de estudiosos como: Mantoan (2003), Mazzotta (2005), e Jannuzzi (2006), e ainda pautada na legislação vigente que trata da Educação Especial e tratase, então, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Concluímos que o trabalho evidencia a necessidade de refletir e ajustar a inserção na pratica do cuidador, nas escolas regular de ensino, do município de Campina Grande-PBpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª. Me. Kátia Farias Anteropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCuidador especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleEducação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARIVANIA BARBOZA DE SOUZA.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.