Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20331
Título: Um estudo sobre o financiamento nos pequenos negócios do estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Elisailton Cortez Nogueira de
Palavras-chave: Pequenos negócios
Financiamento
Pequenas empresas
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Os pequenos negócios são importantes para o nosso país. Fundamentais para a dinâmica da economia, fornecendo bens e serviços mais perto do público,a fim de atender as suas necessidades. Diante desse contexto, o estudo teve por objetivo analisar o perfil de financiamento dos pequenos negócios no estado da Paraíba, a partir de dados extraídos de pesquisas realizadas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),em especial,utilizou-se a Pesquisa Quantitativa de Financiamento dos Pequenos Negócios SEBRAE (2018), buscando identificar as reais dificuldades desses pequenos negócios para conseguir acesso a financiamentos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quanti-qualitativa com coleta de dados e informações através de pesquisa bibliográfica e documental, associada a análise interpretativa dos dados. Os resultados sugerem que os pequenos negócios do estado da Paraíba apresentam limitações no que tange à sua estrutura e possuem dificuldades para conseguir os recursos financeiros para alavancarem a dinâmica de seus negócios.Por outro lado, os recursos financeiros para esses empreendedores são considerados escassos e caros, além da maior parte desse seguimento se relacionar com bancos públicos.Ademais, a pesquisa revela que a maior parte dos financiamentos obtidos pelos pequenos negócios no estado são direcionados à compra de mercadorias para revenda, seguido da necessidade do capital de giro.
Descrição: OLIVEIRA, E. C. N. de. Um estudo sobre o financiamento nos pequenos negócios do estado da Paraíba. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20331
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisailton Cortez Nogueira de Oliveira.pdf629.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.