Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2034
Título: O mito da criação no conto "lluvia de fuego", de Leopoldo Lugones
Autor(es): Leite, Tatiany Barros
Palavras-chave: Análise Literária
Conto
Análise Comparativa
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Hoje, falar sobre mitos se torna uma atividade muito difícil, no mundo de tantas tecnologias, ciência, internet, celulares e outros meios digitais. As pessoas não têm interesse em falar sobre o assunto. Este artigo tem por objetivo analisar o conto lluvia de fuego, de Leopoldo Lugones, apresentando uma análise comparativa do conto com o mito da origem segundo a Bíblia, tomando como base o livro de Gênesis do Antigo Testamento. Neste artigo pretendemos identificar a influência do mito cosmogônico neste conto hispano-americano, além de tratarmos, também, sobre os mitos escatológicos e teogônicos. Para tanto, fundamentamos este trabalho com as orientações de Eliade(2002), Campbell(1991), Jung(2002) e Rocha(1986). A análise nos mostra que os mitos surgem da necessidade de explicar a origem das coisas, da natureza e do mundo, pois o mito possui aspectos imaginários, míticos e lendários de uma determinada cultura, tendo como base uma tradição popular.
Descrição: Leite, T. B. O mito da criação no conto "lluvia de fuego", de Leopoldo Lugones. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2034
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiany Barros Leite.pdfTatiany Barros Leite16.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.