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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Iara Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T23:24:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T23:24:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20346 | - |
dc.description | SILVA, I. M. da. Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua influência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo geral, analisar os efeitos da Prova Brasil em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos do 5º ano em duas escolas municipais do Ensino Fundamental de Queimadas, sendo uma da Zona Rural e outra da Zona Urbana, onde três professoras contribuíram para que a pesquisa fosse realizada. Quanto aos aspectos metodológicos foi realizado inicialmente, um estudo teórico sobre a função diagnóstica da avaliação aplicada pela “Prova Brasil” enquanto instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos. O sistema é composto por dois processos, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Escolheram-se para este estudo alguns sujeitos que participaram tanto, da formação docente, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), quanto que esses mesmos sujeitos são professores que ministram aulas, nas turmas do 5º ano, cujas turmas aplicaram também, a avaliação do programa Prova Brasil que ocorreu em escolas públicas do município de Queimadas-PB, no ano de 2018. Para tanto, se buscou apoio teórico nos estudos de Abreu (2014), Araujo e Oliveira (2005), Bardin (1977), Brasil (2008 e 2011), Libâneo (1994), Marconi e Lakatos (1986), Marcuschi (2000), Morais, Leal e Albuquerque (2009), Zabala e Arnau (2010), entre outros. Após a análise dos resultados constataram-se efeitos positivos da Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Tais efeitos foram demonstrados pela conscientização da importância da formação continuada do professor pelo PNAIC e sua influência para o sistema de avaliação externa nas escolas, como uma realização de ações que buscam a qualidade do ensino-aprendizagem, na prática docente e na melhoria do desempenho de seus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª Drª Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua infuência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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