Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Nathalia Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T23:29:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T23:29:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348 | - |
dc.description | ARAÚJO, N. R. Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo traz uma concisa reflexão histórica acerca da origem da escrita e das primeiras sociedades letradas; diferentes perspectivas de alfabetização; compreensão conceitual acerca das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem no contexto de sala de aula que, em algumas situações, acaba confundindo com as especificidades das dificuldades de leitura e de escrita. E, ao mesmo tempo abordará a importância do professor, que pode se tornar pesquisador de sua própria prática. Desta forma, o presente artigo, tem como objetivo geral compreender de que forma uma professora do primeiro ano do ensino fundamental se refere às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita no processo de alfabetização. Tendo como objetivos específicos desenvolver reflexões voltadas a práxis da professora no que tange à alfabetização; buscar alternativas para minimizar dificuldades constatadas com a professora. Sobre leitura e escrita, em Soares (2003); sobre aprendizagem, em Vygotsky (1988), sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, em Rasia (2017) e outros para dialogar com esse estudo. A metodologia desse estudo está centrada numa pesquisa qualitativa, com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino no município de Puxinanã, interior da Paraíba. Após a coleta dos dados, a partir da entrevista estruturada e das observações em sala de aula pela pesquisadora, foi possível compreender a professora no que se refere às dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - NATHALIA RODRIGUES ARAÚJO.pdf | 810.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.