Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Nathalia Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-08-29T23:29:54Z-
dc.date.available2019-08-29T23:29:54Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348-
dc.descriptionARAÚJO, N. R. Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo traz uma concisa reflexão histórica acerca da origem da escrita e das primeiras sociedades letradas; diferentes perspectivas de alfabetização; compreensão conceitual acerca das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem no contexto de sala de aula que, em algumas situações, acaba confundindo com as especificidades das dificuldades de leitura e de escrita. E, ao mesmo tempo abordará a importância do professor, que pode se tornar pesquisador de sua própria prática. Desta forma, o presente artigo, tem como objetivo geral compreender de que forma uma professora do primeiro ano do ensino fundamental se refere às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita no processo de alfabetização. Tendo como objetivos específicos desenvolver reflexões voltadas a práxis da professora no que tange à alfabetização; buscar alternativas para minimizar dificuldades constatadas com a professora. Sobre leitura e escrita, em Soares (2003); sobre aprendizagem, em Vygotsky (1988), sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, em Rasia (2017) e outros para dialogar com esse estudo. A metodologia desse estudo está centrada numa pesquisa qualitativa, com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino no município de Puxinanã, interior da Paraíba. Após a coleta dos dados, a partir da entrevista estruturada e das observações em sala de aula pela pesquisadora, foi possível compreender a professora no que se refere às dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª Dra. Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleReflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NATHALIA RODRIGUES ARAÚJO.pdf810.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.