Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Kátia Priscila Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T23:31:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T23:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20349 | - |
dc.description | BRITO, K. P. O. Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A afetividade é fundamental na constituição do sujeito. Considerando a criança na sua condição concreta, decorrente da sua materialidade e a infância como experiência repleta de caminhos para o aprimoramento da condição humana por meio da relação entre o sujeito e os seus processos de vida e de educação, a afetividade presente no contexto da Educação Infantil é tema que merece destaque. O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância da afetividade na Educação Infantil. Para alcançar tal objetivo, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem quanti-qualitativa com a participação de dez professoras de turmas do Maternal I e Maternal II de uma Creche na cidade de Queimadas- PB. Através de um Questionário semi-estruturado foram analisadas e discutidas as respostas das educadoras, com base nas propostas teóricas de Wallon (1975), Ariès (1981), Vigotski (1998), Sarmento (2008) entre outros. Os principais resultados revelaram que os laços afetivos são muito importantes para a construção da aprendizagem, pois para as professoras é de grande importância a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que a aprendizagem acontece de forma mais prazerosa. Elas também buscam inserir em suas práticas pedagógicas atividades de cunho afetivo e tentam manter um bom relacionamento com as crianças. Portanto, conclui-se que a escola/professor deve considerar a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem para proporcionar o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Drª Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - KÁTIA PRISCILA OLIVEIRA BRITO.pdf | 666.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.