Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20364
Título: Cooperativismo de crédito: um olhar sobre a evolução do SICOOB Paraíba
Autor(es): Sampaio, Ariane de Oliveira
Palavras-chave: Cooperativismo
Cooperativa de crédito
SICOOB
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O cooperativismo é uma forma de organização que promove o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Neste contexto, inserem-se as Cooperativas de Crédito que são sociedades de pessoas destinadas a proporcionar assistência financeira a seus cooperantes. Assim, este artigo teve como objetivo analisar a evolução do Sicoob Paraíba, no período de 2011 a 2018. Logo, o objeto deste estudo foi a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Paraíba LTDA - Sicoob Paraíba. Destarte, para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas as pesquisas descritiva e explicativa; bem como, bibliográfica, documental e estudo de caso; com análise qualitativa dos dados e informações. Nos resultados pode-se observar que houve evolução em todos os indicadores analisados, destacando-se que em quatro indicadores, a saber: número de associados, conta capital, ativos totais e operações de crédito, apresentaram maior evolução entre 2016 e 2017; mas, em dois indicadores: depósitos totais, sobras brutas e líquidas, os maiores valores foram de 2017 a 2018, revelando a maior pujança e crescimento da cooperativa nos últimos quatro anos. Assim, observou-se que desde a sua implementação o Sicoob Paraíba, atuando a partir da dinâmica cooperativista, tem logrado um crescimento positivo, evidenciando a competitividade do Sicoob Paraíba no mercado financeiro, e desse modo, contribuindo para a dinâmica de desenvolvimento local, e firmando-se como uma alternativa de modelo econômico mais rentável e vantajoso para os cooperados.
Descrição: SAMPAIO, A. de O. Cooperativismo de crédito: um olhar sobre a evolução do SICOOB Paraíba. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20364
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariane de Oliveira Sampaio.pdf984.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.