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dc.contributor.authorGuedes, Luíza Thuane Nóbrega-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:33:08Z-
dc.date.available2013-09-20T12:33:08Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2036-
dc.descriptionGuedes, L. T. N. Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa traz uma análise a respeito do fenômeno social bullying decorrente de práticas de violência nas relações interpessoais e sociais, ressaltando paralelamente seu grande contraponto, os direitos humanos, como alternativa para a desconstrução de valores de inferioridade e de desigualdade, bem como atos de discriminação quanto à forma de ser e viver do outro, além de atitudes de violência entre os sujeitos. Como objetivo de estudo buscamos analisar, a partir de oficinas pedagógicas com tirinhas de HQs da turma da Mônica, como os alunos/as dos anos iniciais percebem o bullying nelas contido e como estas se relacionam com os direitos humanos. Como referencial teórico, trabalhamos os estudos de Almeida e Bracht (2006) numa leitura sobre Bauman (1999); Oliveira (2008) baseada nas ideias de Boaventura; e Silva (2010). Nossa abordagem metodológica se refere à pesquisa qualitativa de cunho observativo – participativa com o uso de questionário e oficina pedagógica realizada em uma escola pública com alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Observamos a partir da pesquisa realizada neste trabalho, que o bullying é um fenômeno social que se converte numa problemática presente nas relações estabelecidas no interior das escolas, sendo manifestada no comportamento dos sujeitos que ali se encontram. Dessa maneira, a educação, bem como os educadores, necessitam compreender cada vez mais o bullying objetivando promover um processo educativo de desconstrução de relações pautadas no desrespeito para, assim, fortalecer a construção de relações saudáveis, baseadas na alteridade e respeito às diferenças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia Educacionalpt_BR
dc.subjectViolência Escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.titleDas histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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