Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guedes, Luíza Thuane Nóbrega | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:33:08Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:33:08Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2036 | - |
dc.description | Guedes, L. T. N. Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa traz uma análise a respeito do fenômeno social bullying decorrente de práticas de violência nas relações interpessoais e sociais, ressaltando paralelamente seu grande contraponto, os direitos humanos, como alternativa para a desconstrução de valores de inferioridade e de desigualdade, bem como atos de discriminação quanto à forma de ser e viver do outro, além de atitudes de violência entre os sujeitos. Como objetivo de estudo buscamos analisar, a partir de oficinas pedagógicas com tirinhas de HQs da turma da Mônica, como os alunos/as dos anos iniciais percebem o bullying nelas contido e como estas se relacionam com os direitos humanos. Como referencial teórico, trabalhamos os estudos de Almeida e Bracht (2006) numa leitura sobre Bauman (1999); Oliveira (2008) baseada nas ideias de Boaventura; e Silva (2010). Nossa abordagem metodológica se refere à pesquisa qualitativa de cunho observativo – participativa com o uso de questionário e oficina pedagógica realizada em uma escola pública com alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Observamos a partir da pesquisa realizada neste trabalho, que o bullying é um fenômeno social que se converte numa problemática presente nas relações estabelecidas no interior das escolas, sendo manifestada no comportamento dos sujeitos que ali se encontram. Dessa maneira, a educação, bem como os educadores, necessitam compreender cada vez mais o bullying objetivando promover um processo educativo de desconstrução de relações pautadas no desrespeito para, assim, fortalecer a construção de relações saudáveis, baseadas na alteridade e respeito às diferenças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Violência Escolar | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.title | Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luíza Thuane Nóbrega Guedes.pdf | Luíza Thuane Nóbrega Guedes | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.