Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2037
Título: Brincadeira e recreação no cotidiano de uma creche e pré-escola estadual de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Anne Caroline de Carvalho Maciel e
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincadeira Infantil
Prática Pedagógica
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa ação desenvolvida durante os Estágio Supervisionados III e IV, no ano de 2010, e discute a relevância da brincadeira na Educação infantil. O lócus da pesquisa foi uma creche e pré–escola estadual da cidade de Campina Grande – PB. O público alvo de nosso estudo foi a turma da pré-escola com crianças na faixa etária entre quatro e seis anos. A finalidade deste trabalho é apresentar o estudo da importância conferida às brincadeiras na Educação Infantil no ambiente da instituição educacional supracitada. Objetivamos verificar como o espaço físico da creche e pré-escola é utilizado na realização de atividades recreativas, assim como examinar a prática pedagógica acerca do brincar na educação infantil e identificar as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento sociocultural da criança no pré-escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois objetiva apresentar em profundidade uma dada situação. Por se tratar de uma pesquisa de cunho educacional utilizamos a abordagem qualitativa e desenvolvemos nosso estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Usamos para a coleta dos dados observação participativa na sala de aula, realizando atividades lúdicas com os alunos. Como referências fundamentais da pesquisa teórica foram examinados vários estudiosos: Araújo (2007), Ariès (1978), Assis (2006), Carvalho (2003), Freire (1996), Kramer (1995), Melo, Brandão, Mota (2009), Rego (1992), Sarmento (2007), Gouvea (2008), Kohan (2008), entre outros. Para fundamentar e instrumentalizar a discussão acerca da importância da brincadeira na educação infantil foram examinados, também, os seguintes documentos: Brasil (RCNEI, v.1,1998), Brasil (RECNEI, v.2, 1998), Brasil (2006). Os resultados obtidos através de nossa pesquisa revelou que muitos são os desafios enfrentados para a inserção da ludicidade na creche e pré-escola. Desta forma, é possível dizermos que muito ainda precisa ser feito diante da necessidade em se avaliar a forma como as crianças em idade pré – escolar estão sendo assistidas em seus momentos nas creches. Partindo da premissa de que é fundamental haver no espaço escolar brincadeiras, direcionadas ou livres, tornando o lugar agradável, prazeroso e divertido para as crianças, percebemos que esse tipo de ação é primordial para o pleno desenvolvimento físico e mental de todas as crianças nesta fase de ensino.
Descrição: Silva, A. C. de C. M. e. Brincadeira e recreação no cotidiano de uma creche e pré-escola estadual de Campina Grande - PB. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2037
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Caroline de Carvalho Maciel e Silva.pdfAnne Caroline de Carvalho Maciel e Silva612.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.