Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20375
Título: A representatividade sexual no cartoon "Steven Universe"
Autor(es): Beserra, Ônisson Batista
Palavras-chave: Steven Universe
Representatividade
Sexualidade
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho visa analisar a representatividade de sexualidades no cartoon Steven Universe, discutindo também a importância do cartoon como fonte para a historiografia. Para tanto, explica a necessidade de oficialização de gêneros de materiais não tradicionais, a fim de apropriar-se dessas fontes para uso na produção científica, além de expor o poder de alcance do cartoon e a forma como este dialoga com seu público através conteúdo que apresenta e também do elenco que atua na dublagem. Em seguida, expõe, através das personagens, diferentes formas de sexualidades e a importância da representatividade, enquanto trabalha conceitos como a heteronormatividade, o papel social do monstro e gêneros inteligíveis, prosseguindo para uma análise de recorte dos episódios, a fim de entender como o cartoon representa particularidades da comunidade LGBTQI+ enquanto faz história ao mesmo tempo. Por fim, discute o uso do cartoon na academia e na escola, como material didático, através do diálogo com outras áreas do saber. Foram utilizados como embasamento as obras de Richard Miskolci, Jorge Leite Jr., Gilles Deleuze, Michel de Certeau e Carlos Bacellar.
Descrição: BESERRA, Ô. B. A representatividade sexual no cartoon "Steven Universe". 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20375
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ônisson Batista Beserra.pdfPDF - Ônisson Batista Beserra392.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.