Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20378
Título: Discussão de gênero não é "MIMIMI"!: a defesa da escola como promotora da igualdade de gênero
Autor(es): Silva, Maria Edlane Santana da
Palavras-chave: Gênero
Educação
Escola
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O objetivo desse trabalho foi discutir a importância da instituição escolar como instrumento para promoção da igualdade de gênero, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica neste campo de estudo. Objetivamos, ainda, compreender o conceito, as intersecções, aspectos históricos que envolvem gênero na literatura existente; Analisar em algumas legislações educacionais brasileiras, se este tema aparece e como é abordado, compreendendo quais subsídios essas leis trazem para implementar os debates de gênero na escola; dialogar sobre os motivos pelos quais é tão importante e necessário envolver essa questão no ambiente escolar para uma construção de uma equidade entre os alunos e alunas; por fim, indicar ideias de atividades/dinâmicas para o/a docente desenvolver práticas que estimulem a reflexão e a discussão de gênero na sala de aula. Implantar uma educação que valorize a diversidade de gênero e problematize essa realidade desigual entre meninos e meninas não é uma tarefa fácil, é um caminho árduo e com empecilhos, mas é possível com ações simples ou mais elaboradas no cotidiano escolar construir um ambiente e práticas que quebrem esses paradigmas e reconheçam nas diferenças uma riqueza para formação de pessoas mais humanas.
Descrição: SILVA, M. E. S. da. Discussão de gênero não é "MIMIMI"!: a defesa da escola como promotora da igualdade de gênero. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20378
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Edlane Santana da Silva.pdfPDF - Maria Edlane Santana da Silva622.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.