Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20385
Título: Produção e reprodução do espaço urbano: uma análise da expansão urbana da cidade de Alagoinha/PB a partir de 2009
Autor(es): Lima, Joanderson Diangel's da Cruz
Palavras-chave: Espaço urbano
Expansão urbana
Cidade
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho evidencia uma análise da produção e reprodução do espaço urbano e seus desdobramentos resultantes na expansão do tecido urbano do município, a partir do ano de 2009, na pequena cidade de Alagoinha/PB. Com o propósito de entender como o processo de urbanização interferiu nesses fatores através das ações efetuadas pelos agentes produtores atuantes neste espaço, a fim de promover um melhor desenvolvimento urbano para a população. Fez-se necessário um levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica desta pesquisa, visitações ao campo do objeto de estudo e aplicação de entrevistas orais com a ex gestora, comerciantes e moradores do município. Ao realizar as análises dos dados e informações referentes a esta pesquisa por intermédio da metodologia supracitada, constatamos que o espaço urbano do município foi produzido antes mesmo da instauração do seu poder executivo e até o ano de 2009 esta produção ficou estagnada em relação ao crescimento da população urbana devido a fatores políticos e sociais, o que acarretou debilitações na infraestrutura da cidade que não mais atendia as novas demandas. A partir daquele ano o poder público iniciou uma reestruturação através da ampliação e modernização dos serviços públicos, possibilitando uma readaptação do setor comercial, enquanto que os agentes privados conduzem a expansão da malha urbana do município até os dias atuais. Tais ações provocaram o melhor desenvolvimento da cidade condicionando uma melhor qualidade de vida para os habitantes.
Descrição: LIMA, J. D. da C. Produção e reprodução do espaço urbano: uma análise da expansão urbana da cidade de Alagoinha/PB a partir de 2009. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20385
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanderson Diangel's da Cruz Lima.pdfPDF - Joanderson Diangel's da Cruz Lima2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.