Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20386
Título: Geografia, segurança pública e violência urbana na área do 4º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Barbosa, Alan Sérgio Adelino
Palavras-chave: Geografia
Espaço urbano
Violência urbana
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a geografia, segurança pública e violência urbana na área do 4º Batalhão da Policia Militar da Paraíba, considerando o processo de urbanização no município de Guarabira/PB, a partir de levantamento de dados oficiais junto ao 4º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (4º BPM), bem como através de pesquisa empírica dentro da cidade. Foi feita uma análise comparativa entre as áreas consideradas mais violentas e as áreas com menores incidências de violência Urbana. Também foram feitos levantamentos teóricos acerca do fenômeno da violência e das contradições socioeconômicas vividas no Brasil, na Paraíba, Guarabira/PB se insere na região imediata de Guarabira/PB e intermediária de João Pessoa/PB (IBGE, 2017). Foram estudadas as transformações do espaço urbano e suas contradições organizacionais. O crescimento das cidades está inserido nos processos históricos de migração campo cidade, isso se deu em ocorrência da necessidade por melhorias de vida. A pesquisa foi estruturada metodologicamente em três etapas: a) Levantamento de dados e de referências; b) Pesquisa de campo com registro de imagens e; c) Analise geográfica dos dados. Teoricamente a pesquisa se estruturou em dados estatísticos do 4º BPM, em autores como Marcondes Filho (1990); Carneiro e Sant`Anna (2009); Bezerra e Mariano Neto (20013); Leite e Farias (2009); Rocha, Sousa e Silva Filho (2009), entre outros pesquisadores que trataram sobre a violência nas periferias urbanas do Brasil. Durante a pesquisa de campo podemos observar como a urbanização desordenada trouxe ao longo do tempo problemas que geram transtornos à população. Com a pesquisa ficou compreendido que o fenômeno da violência urbana não é recente mais ficou bastante acentuado nas últimas décadas e o mundo do crime ganha força na medida em que aumentam as contradições sociais. Para sanar esses problemas precisamos de políticas de segurança pública, investimento em Educação, oportunidades de emprego e renda para que diminuam os índices de criminalidade e violência na esfera social e urbana.
Descrição: BARBOSA, A. S. A. Geografia, segurança pública e violência urbana na área do 4º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20386
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan Sérgio Adelino Barbosa.pdfPDF - Alan Sérgio Adelino Barbosa3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.