Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20389
Título: Conhecimentos etnoclimatológicos dos agricultores em comunidades rurais do Brejo Paraibano, Nordeste do Brasil
Autor(es): Machado, Cleane Trajano de Oliveira
Palavras-chave: Agricultores
Etnoclimatologia
Comunidades rurais
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A etnoclimatologia também definida como climatologia popular ou antropologia do clima é mais intensa nas pequenas comunidades rurais e está muito interligada ao dia-a-dia dos agricultores. O conhecimento etnoclimatológico de diferentes grupos étnicos são adquiridos ao longo da história sobre o clima a partir de observações sucessivas e conhecimento empírico. O trabalho objetivou analisar os conhecimentos e experiências de inverno e seca dos especialistas locais denominados de “Profetas da Chuva” nas comunidades rurais Pinturas, Rio do Brás, Sítio Novo e Titara no município de Pilões-PB, Nordeste do Brasil. Para tanto, adotou-se como técnica de amostragem de população dos informantes a Bola de neve “Snowball”, e para coleta de dados utilizou-se de entrevistas semiestruturada com base em um formulário composto por 33 perguntas referente as experiências realizadas no cotidiano dos agricultores, abordando os aspectos indicativos de inverno e seca. Para a sistematização dos dados foi utilizado a análise do conteúdo com base na técnica de categorização. Foram realizadas entrevistas com 20 informantes, totalizando 10 homens e 10 mulheres com faixa etária entre 35 e 78 anos. Dentre os indicadores de chuva e seca citados pelos entrevistados obteve-se as seguintes informações: 579 citações de indicadores de experiências de chuva e seca com 121 indicador pertencentes as categorias fauna, flora, astros, dias de santos, datas comemorativas, fatores atmosféricos. Obteve-se para fauna 206 citações com 40 tipos de indicadores; Flora 135 citações com 34 indicadores; Astros 48 citações com 8 indicadores; fatores atmosféricos 40 citações com 11 indicadores; Dias Santos 28 citações com 9 indicadores; datas comemorativas 06 citações e 02 datas selecionadas. Estas categorias destacaram a importância da preservação dos ecossistemas, pois as experiências de seca e inverno depende principalmente dos bioindicadores da fauna e flora, realizadas com base nos conhecimentos tradicionais, tendo como base o comportamento de animais e plantas oriundos desta experiências.
Descrição: MACHADO, C. T. de O. Conhecimentos etnoclimatológicos dos agricultores em comunidades rurais do Brejo Paraibano, Nordeste do Brasil. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20389
ISSN: CDD 551.6
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleane Trajano de Oliveira Machado.pdfPDF - Cleane Trajano de Oliveira Machado749.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.