Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20392
Título: Análise da problemática dos resíduos sólidos do município de Pirpirituba-PB
Autor(es): Rodrigues, Rilávia Sayonara de Freitas Ferreira
Palavras-chave: Lixo
Resíduos sólidos
Aterro Sanitário
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Nos dias atuais, a produção de resíduos sólidos vem aumentando diariamente, o seu descarte constituiu uma das formas mais severas de degradação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar os problemas ocasionados pelos resíduos sólidos produzidos na cidade de Pirpirituba-PB, enfatizando a origem e o seu destino final. A metodologia seguiu-se de levantamento bibliográfico para embasamento do tema, foram realizadas entrevistas com o secretário de agricultura para esclarecimento de algumas dúvidas referentes a implantação do aterro sanitário. O lixo do município é depositado a céu aberto numa localidade conhecida como Sítio Retiro (município de Belém) com uma área de 2 hectares, localizada na zona rural, com a distância de 1,5 km do centro da cidade. São coletados diariamente 12.000 kg de lixo sólido domiciliar, o mesmo segue para o lixão sem tratamento prévio, com exceção do lixo hospitalar que é colocado, separadamente. Os impactos negativos causados pelos lixões resultam na poluição do solo, do ar e das águas a proliferação de vetores e doenças. A Lei 12.305/2010, responsável pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem como principal objetivo a erradicação de todos os lixões, e sua substituição por aterros sanitários. Todavia, o município de estudo não possui condições financeiras para construir o aterro sanitário, desta forma, o projeto não é realizado. Cabe ao poder público a responsabilidade pela coleta, tratamento e destinação final dos Resíduos Sólidos. Para tal a implantação de um aterro sanitário se constitui de grande eficácia para deposição final desses materiais. Os resíduos sólidos podem deixar de serem o “vilão” e se tornarem fontes geradoras de empregos para a população, por meio das associações de catadores, e matérias-primas para vários setores da economia.
Descrição: RODRIGUES, R. S. de F. F. Análise da problemática dos resíduos sólidos do município de Pirpirituba-PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20392
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rilávia Sayonara de Freitas Ferreira Rodrigues.pdfPDF - Rilávia Sayonara de Freitas Ferreira Rodrigues1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.