Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20397
Título: Análise socioeconômica do município de Cuité de Mamanguape
Autor(es): Silva, Ricardo Augusto da
Palavras-chave: Socioeconômico
Emancipação
Cuité de Mamanguape
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Esta análise foi realizada com o objetivo de entender e identificar os vários fatores que dificultam o crescimento econômico e social do município de Cuité de Mamanguape, tais como a distância dos grandes centros urbanos, a mão de obra desqualificada, a falta de acesso à tecnologia e a alta dependência do setor público. No seu contexto histórico o município começa a tomar feições a partir da segunda metade do século XVI, mais precisamente em 1575, quando desembarcaram os primeiros franceses na foz do rio Mamanguape, estabelecida a colonização o pernambucano Duarte Gomes da Silveira interessou-se pelo progresso da região, mais tarde a colonização feita pelos os índios potiguaras, logo depois que os silvícolas deixaram a região que em seguida foram ocupadas pelos jesuítas e colonos portugueses, no início as terras eram cobertas por uma extensa plantação de cuité, havendo neste território um engenho denominado de “FAÇO SEMPRE” de propriedade de Chica Gorda; em 10 de janeiro de 1959 (anexo 01), o povoado foi elevado à categoria de distrito e em 29 de maio de 1994, tendo sido publicado no Diário Oficial do Estado no dia 05 de maio de 1994 (anexo 02), se fazendo assim município como o nome de Cuité de Mamanguape. Fizemos entrevistas com 30 antigos moradores (anexo 03), coletamos dados na Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal, em Associações e Sindicatos, além de várias buscas pela internet através do site do IBGE e ATLAS. A partir desses dados obtidos, observamos que o município após a sua emancipação política teve uma melhora significativa em vários setores como na educação, saúde, habitação e economia, porém não o necessário para que o município obtivesse um crescimento socioeconômico adequado às necessidades de sua população.
Descrição: SILVA, R. A. da. Análise socioeconômica do município de Cuité de Mamanguape. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20397
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Augusto da Silva.pdfPDF - Ricardo Augusto da Silva3.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.