Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20402
Título: A perda da força e da identidade: a concepção dos alunos do Assentamento Tiradentes acerca do MST (Mari-PB)
Autor(es): Hipólito, Mariê da Silva
Palavras-chave: Movimento Sem Terra
Identidade
Educação no campo
Data do documento: 22-Jan-2019
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo evidenciar uma problemática identificada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, localizada na antiga fazenda Gendiroba, Zona Rural de Mari-Pb. Tal instituição é fruto da luta dos assentados coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o qual manteve uma estreita relação com a escola, auxiliando na formação dos futuros militantes do Movimento. Para embasar teoricamente este trabalho, dialogou-se com autores a exemplo de Fernandes (1994), Caldart (2001), Dal Ri e Vieitez (2004), entre outros. Para a coleta de dados, foi feita uma entrevista com os alunos do 6° ao 9° ano da instituição mencionada, a qual serviu de análise para este estudo. Com o estudo, chegou-se à conclusão de que a participação do MST na escola veio decaindo a cada ano e, com isso, os novos alunos já não se identificam tanto com o Movimento, a ponto de a maioria dos alunos da escola já não terem a noção clara da atuação do MST.
Descrição: HIPÓLITO, M. da S. A perda da força e da identidade: a concepção dos alunos do Assentamento Tiradentes acerca do MST (Mari-PB). 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20402
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariê da Silva Hipólito.pdfPDF - Mariê da Silva Hipólito862.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.