Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20405
Título: Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Antonia Gomes da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Língua portuguesa
Formação docente
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado, na área de Língua Portuguesa, como espaço formativo, estabelecendo relações entre a teoria e prática, como unidades indissociáveis, visto que a teoria não existe sem a prática, nem a prática existe sem teoria. Sistematizamos, nesse estudo, a vivência no âmbito do Estágio Supervisionado, considerando a dimensão do processo de ensino e da aprendizagem, os saberes que valorizam a formação do discente no ensino de Língua Portuguesa e as lições extraídas na formação acadêmico-universitária. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico, aprofundamos às leituras teóricas sobre Estágio Supervisionado, por meio de autores como: Tardif (2010), Pimenta e Lima (2010), Pimenta e Gonçalves (1990), Buriola (2009 - 2011), Almeida e Pimenta (2014), Guedes (2006) Zabalza (2014), bem como recuperamos os dados do Relatório de Estágio Supervisionado elaborado no componente Estágio supervisionado I e Estágio supervisionado II e, compreendendo que este, se constitui como instrumento de base formativa, ao tempo em que é, também, uma oportunidade de revisitar as aprendizagens consolidadas no Curso de Letras Português. Os resultados consolidaram a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, evidenciado, ainda, que a vivência do processo educativo em sala de aula é um exercício de base profissional para a vida dos licenciandos, uma vez que possibilita à aquisição de conhecimentos e aprendizagem que se constituem em estímulo e reforço da identidade docente dos discentes em formação.
Descrição: SILVA, A. G. da. Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20405
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonia Gomes da Silva.pdfPDF - Antonia Gomes da Silva1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.