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dc.contributor.authorSilva, Joelson Honorato dos Santos-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:33:30Z-
dc.date.available2013-09-20T12:33:30Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2040-
dc.descriptionSilva, J. H. dos S. O lúdico na aprendizagem escolar. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é fruto de uma pesquisa de campo, realizada no primeiro semestre de 2012. O tema da investigação foi o lúdico na aprendizagem escolar. Estudos anteriores mostram a possibilidade de se adotar o lúdico na escola como suporte no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança, e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente. A crença nessa possibilidade e a curiosidade por saber como isso acontece no cotidiano escolar, passaram a definir-se como problema de pesquisa, enunciado da seguinte forma: como a ludicidade é incorporada no cotidiano da sala de aula nos anos iniciais de uma escola pública? Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar formas dessa incorporação. O campo da pesquisa foi uma sala de aula multisseriada de uma escola da rede pública municipal, localizada no município de Matinhas – PB. Os sujeitos investigados foram a professora e os estudantes desta sala, e a coleta de dados teve como instrumentos entrevistas semiestruturadas e registros de observação, em Diário de Campo. O referencial teórico tem como base estudiosos como Ariès (1981), Aranha (2006), Cordazzo e Vieira (2007), Oliveira (2010), Kishimoto (2010), assim como as ideias de teóricos consagrados como Comenius, Rousseau, Froebel, Piaget, Vygotsky. A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, não há a incorporação do lúdico, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja em relação ao desenvolvimento das crianças, em sua totalidade. No entanto, reiteramos que o jogo e a brincadeira são necessidade e direito da criança. Faz-se necessário, portanto, que os educadores repensem os modelos teóricos e sua práxis em sala de aula, incorporando o lúdico como estratégia de ensino, objetivando uma aprendizagem realmente significativa para a criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.titleO lúdico na aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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