Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2041
Título: Formação e prática de professores de educação infantil sob o olhar da psicomotricidade
Autor(es): Araújo, Débora Sales de
Palavras-chave: Formação docente
Psicomotricidade
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A psicomotricidade é uma formação de base, pois é considerada uma ciência que estuda o corpo em movimento e tem como objeto de estudo o homem como ser completo, em suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social,desta forma é indispensável a toda criança, pois pode ajudá-la a organizar o seu próprio esquema corporal, percebendo a si mesma e ao meio. É nesse sentindo que o professor de Educação Infantil deve entender a psicomotricidade como uma ciência que compreende o ser humano como uma totalidade e tem como finalidade harmonizar o comportamento humano, educando o movimento e as funções psíquicas. Observa-se que em determinadas creches públicas estaduais de Campina Grande-PB, não se tem uma prática que priorize o desenvolvimento psicomotor. Neste sentido de minimizar essa carência, foi realizado um curso de extensão sobre “A psicomotricidade na educação infantil”, envolvendo 13 professoras e 95 crianças, de uma das creches observadas no período de Novembro à Março 2012, com o objetivo de favorecer a construção de conhecimentos de Psicomotricidade. Durante o referido curso foi realizada uma pesquisa-ação com o objetivo de sabermos quais os conhecimentos das professoras sobre Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Baseamo-nos na teoria de: Fonseca (1987,2008) e Oliveira (1997), entre outros. Para coleta de dados, aplicamos dois questionários ao grupo de professoras: um questionário foi aplicado antes do curso de extensão e outro após a realização do curso. Os resultados, apresentados e discutidos neste artigo, permitem-nos concluir que houve construção de conhecimentos sobre a psicomotricidade por parte das professoras após o curso de extensão, pois, ao comparamos os dados dos dois questionários, fica claro que a compreensão das mesmas em relação à psicomotricidade, antes do curso, era limitada ou equivocada e, após o curso, a definição e importância dessa ciência para educação ficou mais clara para elas. Nesse sentido, é importante promover grupos de estudo e cursos de formação contínua, que possam favorecer a prática psicomotora das professoras sujeitos da pesquisa.
Descrição: Araújo, D. S. de. Formação e prática de professores de educação infantil sob o olhar da psicomotricidade. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2041
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Sales de Araújo.pdfDébora Sales de Araújo602.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.