Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20421
Título: Análise do ciclo de vida dos óleos lubrificantes
Autor(es): Martins, Thiago Tavares
Palavras-chave: Produção de óleo
Impacto ambiental
Processo de reciclagem
Gestão ambiental
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Em meio ao setor petrolífero, essa pesquisa visa o estudo dos óleos lubrificantes, através da ferramenta de gestão ambiental denominada de análise do ciclo de vida, que identifica os impactos ambientais de cada etapa, o presente estudo teve por objetivo principal apresentar os impactos ambientais decorrentes do ciclo de vida dos óleos lubrificantes, através da identificação dos impactos gerados em cada etapa, desde a extração até o processo de reciclagem. Essa pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica e documental com cunho qualitativo. Os dados secundários foram fornecidos pela internet, a partir de documentos e estudos. Verificou-se que através da ferramenta análise do ciclo de vida são identificados os impactos ambientais decorrentes de todo ciclo dos óleos lubrificantes. A partir dos resultados podemos concluir que, a pesquisa contribuiu para uma área que não foi muito explorada, mas tem grande importância, visto que está presente em nosso cotidiano. Também é importante citar que os óleos lubrificantes usados ou contaminados não finalizam após uso dos consumidores, existe um ciclo de vida que é apresentado nesta pesquisa, desde o momento da extração do petróleo até a reciclagem do produto. O processo de reciclagem, denominado de rerrefino mesmo apresentando impactos, é uma solução viável por reduzir a poluição gerada pelo descarte irregular.
Descrição: MARTINS, T. T. Análise do ciclo de vida dos óleos lubrificantes. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20421
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Tavares Martins.pdf526.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.