Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20439
Título: O uso do cotidiano para o ensino de matemática em escolas de São José do Sabugi-PB
Autor(es): Santos, Elitania de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de matemática
Cotidiano
Concepções dos professores
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: A matemática está presente em diversos momentos do cotidiano, sendo um componente escolar de grande importância para ajudar o aluno a se desenvolver no meio social, o que é trabalhado em sala de aula quando contextualizado com os problemas surgidos no cotidiano auxiliam o aluno a desenvolver a criticidade e a autonomia para participar dos discursos que surgem ao longo de sua vida. Assim, constitui o objetivo geral desse trabalho, investigar as concepções dos professores de matemática das escolas públicas de São José do Sabugi-PB a respeito da utilização do cotidiano para o ensino de matemática no contexto escolar. De modo específico identificar conceitos matemáticos envolvidos em situações cotidianas e metodologias que fazem uso dessas para o ensino de matemática; verificar situações em que a matemática cotidiana foi trabalhada em sala de aula através de questionário com professores da área e; compreender a percepção de professores de matemática da Educação Básica em relação à utilização do cotidiano em sua prática docente. Teoricamente, a investigação buscou respaldo nas teorias de Altenhofen (2019), Brasil (1998), D`Ambrosio (1989), Gadotti (2003), Ramos (2017), Rodrigues (2005). Professores de Matemática da rede municipal e estadual no município de São José do Sabugi-PB constitui os sujeitos investigados. O questionário foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos mostram a importância que se tem ao trabalhar temas cotidianos dentro da sala de aula, tendo em vista que os mesmos auxiliam o aluno no seu desenvolvimento cognitivo.
Descrição: SANTOS, E. O. O uso do cotidiano para o ensino de matemática em escolas de São José do Sabugi-PB. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20439
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elitania de Oliveira Santos.pdf647.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.