Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20445
Título: A censura em tempos de ditadura civil-militar no Brasil 1964-1985
Autor(es): Araújo, Nilton Sérgio Santos de
Palavras-chave: Censura
Ditadura civil-militar
Imprensa
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O artigo consiste em um estudo sobre o papel da censura aos jornais e revistas durante a ditadura civil-militar no Brasil entre 1964 e 1985. Para analisar o controle promovido pelo governo à impressa da época, foram apresentadas capas de jornais como O Cruzeiro, O Estado de São Paulo, Movimento, Opinião, O Globo e as revistas Época, Veja, Manchete e Realidade, com censuras, além de como os censores atuavam na manipulação da mídia ao povo. Marcos Napolitano nos leva a entender o papel da imprensa que foi de extrema importância no apoio ao golpe, onde jornais se articulavam para ser um porta voz ao povo e assim convencer a apoiá-los. Era preferível não entrar em choque com o governo para não terem matérias censuradas. O propósito é perceber melhor como foi à consolidação da queda do governo, pondo em questão a liberdade de expressão e de imprensa.
Descrição: ARAÚJO, N. S. S. de. A censura em tempos de ditadura civil-militar no Brasil 1964-1985 Edna Maria Nóbrega Araújo. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20445
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilton Sérgio Santos de Araújo.pdfPDF - Nilton Sérgio Santos de Araújo1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.