Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20449
Título: A negação da morte em O curioso caso de Benjamin Button
Autor(es): Araújo, Eronaldo Fernandes de
Palavras-chave: Morte
Negação
F Scott Fitzgerald
Tempo subjetivo
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Considerando os aspectos atribuídos ao personagem Benjamin Button, cuja narrativa nos conduz para uma viagem através do tempo real subvertido, no qual o “pequeno” personagem nasce idoso, aos 70 anos, e vai retornando ao momento de sua concepção, mostramos neste artigo como o escritor F. Scott Fitzgerald aponta a metamorfose que o tempo causa. Buscamos demonstrar a inquietude da passagem do tempo e a construção do herói, por meio de estudos da psicanálise recorrendo a Becker (1973); o estudo das concepções de tempo subjetivo de Nunes (2003), a abordagem da personagem de ficção, de Candido (2004), dentre outros autores. Ao encontrarmos a ligação entre o autor e o personagem fazendo da obra talvez a mais pessoal, vemos que F. Scott Fitzgerald nos mostra a negação da velhice a rejeição da morte.
Descrição: ARAÚJO, E. F. de. 2019. A negação da morte em O curioso caso de Benjamin Button. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20449
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eronaldo Fernandes de Araújo.pdfPDF - Eronaldo Fernandes de Araújo237.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.