Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20451
Título: Uma abordagem para o gerenciamento de infraestruturas virtualizadas em ambientes de internet das coisas
Autor(es): Lima, Allan Medeiros de
Palavras-chave: Internet das Coisas
Virtualização
Redes definidas por software
Containers
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Com o aumento do número de dispositivos usados na IoT, surgiu a necessidade de gerenciar estes dispositivos e suas aplicações. Além disso, o gerenciamento de aplicações IoT deve ser realizado de forma apropriada e eficiente para garantir uma performance funcional mais completa. A virtualização baseada em containers e as redes definidas por software têm sido sugeridos para contornar os problemas de gerenciamento de recursos computacionais e superar os problemas enfrentados pelas infraestruturas de redes atuais. Nesta perspectiva, esta monografia apresenta um estudo de soluções para gerenciamento de infraestruturas virtualizadas no cenário IoT através da utilização de Docker containers e redes definidas por software, e tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade nos serviços das aplicações IoT que circulam na rede. Para atingir este objetivo foram realizados, em um ambiente controlado de testes, sobrecargas de fluxos de dados entre diversos dispositivos IoT para um servidor MQTT. Além disso, analisamos por meio de ferramentas de monitoramento em tempo real os dados referentes as aplicações IoT, Docker containers e também na infraestrutura onde essas aplicações estão hospedadas. Portanto, foi possível observar o custo computacional para a implantação desses serviços através das tecnologias Docker e redes definidas por software. Por fim, as tecnologias Docker e redes definidas por software mostraram-se capazes de trabalhar de forma flexível e uniforme em ambientes com grande diversidade de dados, promovendo gerenciamento e escalabilidade na rede de forma integrada em ambientes definidos por IoT.
Descrição: LIMA, A. M. Uma abordagem para o gerenciamento de infraestruturas virtualizadas em ambientes de internet das coisas. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20451
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Medeiros de Lima.pdf8.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.