Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20452
Título: Análise de desempenho do componente de persistência de dados de uma ferramenta para gestão pública
Autor(es): Luis, Murilo de Sousa
Palavras-chave: Banco de dados
Banco de dados relacional
Banco de dados não relacional
PHP
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este trabalho trata de uma análise de desempenho realizada com os dois sistemas de gerenciamento de dados Open Source mais utilizados no mercado: o MySQL e o MongoDB. Objetivou-se avaliar qual dos dois gerenciadores apresentaria melhor desempenho diante das instruções de inserção, edições, exclusões e seleções de dados. Para tanto, criou-se uma aplicação voltada à gestão pública municipal, desenvolvendo bancos de dados nas duas tecnologias presente neste trabalho. Na construção do software, foi necessário realizar análise de requisitos funcionais e não funcionais e a melhor estrutura que atendeu às necessidades, por se tratar de uma aplicação WEB, foi à linguagem PHP. Como método, foram usadas massas de dados iguais e efetuadas as mesmas rotinas de manipulação de dados em ambos os sistemas de gerenciamento. A partir dos testes, pode-se observar como resultado que o MySQL apresentou vantagens de desempenho significativamente maior em comparação ao MongoDB. O Banco de Dados Relacional demonstrou ser mais adequado para o tipo de persistência de dado utilizado na aplicação desenvolvida, pois evidenciou melhor desempenho em todos os testes realizados em comparação ao Banco de Dados Não Relacional.
Descrição: SOUSA, M. S. Análise de desempenho do componente de persistência de dados de uma ferramenta para gestão pública. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20452
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Murilo de Sousa Luis.pdf3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.