Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20453
Título: Análise variacionista do processo de vocalização da lateral /I/ no município de Alagoa Grande - PB
Autor(es): Santos, Paula Frassinetti Gonçalves Leandro
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Vocalização
Data do documento: 15-Mai-2019
Resumo: O presente trabalho visa empreender uma análise variacionista do processo de vocalização da lateral /l/ na grafia de falantes que residem no município de Alagoa Grande, localizada no estado da Paraíba. A motivação para esta pesquisa está no fato de que, em português brasileiro, a lateral na posição final da sílaba é realizada de forma variável como /l/ alveolar, velar ou [w] (variante vocalizada). Assim, buscando nas literaturas de Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2007), Cristófaro (2009), entre outros autores e verificar que essa variação ocorre em função de restrições sociais e linguísticas. Consideramos a importância do uso de variações lingüísticas, o prejuízo lingüístico nas aulas de idiomas e os fatores que levam à troca da variante. Utilizamos a metodologia quantitativa e qualitativa para analisar os dados que confirmam esse fato e obtivemos os resultados de que as inadequações foram mais produzidas pelos homens e que as escolas privadas obtiveram 26% a mais de adaptações. Por meio da concepção de ideias adquiridas, é possível construir práticas de ensino que constituam um reflexo da variação linguística, vocalização e consciência fonológica.
Descrição: SANTOS, P. F. G. L. Análise variacionista do processo de vocalização da lateral /I/ no município de Alagoa Grande - PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20453
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Frassinetti Gonçalves Leandro Santos.pdfPDF - Paula Frassinetti Gonçalves Leandro Santos789.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.