Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Daniele Estrela-
dc.date.accessioned2019-09-03T20:01:06Z-
dc.date.available2019-09-03T20:01:06Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20455-
dc.descriptionFERREIRA, D. E. Aproximações entre o texto BNCC e o ensino de produção textual no livro didático de português. 2019. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar se as orientações de ensino de produção textual do Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º do Ensino Fundamental adotado em escolas públicas do Estado da Paraíba estão em conformidade com a BNCC. No atual cenário da educação brasileira, passamos por um processo de mudanças que visam a melhoria na qualidade da aprendizagem dos cidadãos através de uma formação comum a todos apresentado em vários documentos, entre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com as atualizações trazidas pela BNCC, transformações emergem, principalmente, no material didático utilizado nas escolas públicas, em específico o livro, foco da nossa análise nesse trabalho. A discussão apresentada foi desenvolvida através de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, sendo analisado o Livro Didático de Português adotado por escolas públicas do Estado da Paraíba levando em consideração o aporte teórico recorremos aos estudos de Koch & Elias (2009), PCN (1998), Dolz & Schneuwly (1998), Marcuschi (2008), BNCC (2017), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitiram encontrar evidências que o referido traz propostas de textos que seguem as orientações do novo documento, observamos que as atividades de produção textuais abordadas no livro são relacionadas à vivência do aluno, sendo interacionista sociodircursiva o que auxilia no processo de escrita. Consideramos que é necessário a participação de todos os envolvidos no processo educacional para que a BNCC não seja apenas um documento datado, partindo principalmente da formação do professor e da modificação do material didático de acordo com as novas normas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Symone Nayara Calixto Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleAproximações entre o texto BNCC e o ensino de produção textual no livro didático de portuguêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIELE ESTRELA FERREIRA.pdf7.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.